
O mercado brasileiro de café está em um momento de diversificação, ganhando também o atributo de funcional. Atenta à crescente demanda por produtos que oferecem benefícios à saúde, a indústria da bebida lança opções que vão além da cafeína, adicionando vitaminas e outros compostos. Essa tendência, já forte no mercado de bebidas funcionais, mostra que o café se tornou uma plataforma de inovação, atraindo a atenção de grandes empresas e de marcas de nicho.

A entrada da Nespresso no nicho de café funcional representa um sinal de que o conceito de bem-estar chegou ao coração da indústria. Conforme comunicado de imprensa, a marca adicionou vitaminas às cápsulas, com a Vivida (B12, que auxilia no funcionamento do sistema imunológico) e a Active (B6, que contribui para a disposição, vitalidade, defesa natural do corpo e imunidade). “A ideia é que, ao integrar esses nutrientes ao hábito diário do café, a marca amplie sua conexão com um público interessado em performance, equilíbrio e qualidade de vida”, completa o informe.
MAIS LANÇAMENTOS
Mas a Nespresso não está sozinha. Vários lançamentos foram anunciados durante a NaturalTech 2025, de acordo com relatório divulgado pela organizadora da feira.
:: Cafellow. Produz cafés infusionados em sachês individuais compostáveis, adicionando três blends funcionais: o Fellow Determinado, com 100 mg de cafeína, voltado para foco e energia física; o Fellow Sensual, que combina maca peruana, cereja e framboesa; e o Fellow Criativo, com extrato do cogumelo Agaricus bisporus, aroma de caramelo e baunilha.
:: Floowe. Lançou um blend com 8,4 g de colágeno por porção, cafeína natural e maca. Mira no público feminino interessado em vitalidade e estética.
:: Fun Coffee. Também mistura café com colágeno Verisol, que ajudaria na beleza da pele, de cabelos e unhas.
:: Optimun Protein. Anunciou na feira a OOn Protein. Outra combinação de café e colágeno, mas na versão hidrolisado tradicional.
:: Caffeine Army. Atualizou a fórmula do produto que vende no Brasil. Sabor doce de leite, com ativos como MCTs, coenzima Q10 e vitaminas do complexo B, voltados ao suporte do desempenho físico e mental.
:: Sanavita. Apresentou o Coffee Superativado, uma mistura em pó com Q10, cafeína e vitaminas, de modo a melhorar cognição e energia.
:: Mahta. Tem duas versões de café funcional. Uma bebida com açaí e camucamu e outra com 12 ingredientes amazônicos, ambas voltadas à vitalidade a partir da biodiversidade brasileira.
:: Zucca Coffee. Incorporou cogumelos funcionais ao café em pó.
fotos: divulgação Nespresso