
A fim de lembrar o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, estabelecido em 8 de agosto, especialistas da Jasmine Alimentos e do Hospital Sírio-Libanês reforçam a importância da alimentação equilibrada no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares. Com o aumento dos casos no Brasil e a alta mortalidade associada a distúrbios metabólicos, a nutrição ganha protagonismo como ferramenta essencial para o cuidado com o coração — especialmente quando combinada a um estilo de vida saudável. Os especialistas ensinam que o controle do colesterol começa na escolha do que vai no prato de todo dia.
ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE
Referência em alimentação saudável, a Jasmine orienta os consumidores a fazerem escolhas conscientes à mesa como forma de controlar o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares.
O colesterol apresenta-se em duas formas principais: o LDL (colesterol ruim) e o HDL (colesterol bom). O excesso de LDL pode causar o acúmulo de placas nas artérias, elevando o risco de infartos e AVCs, enquanto o HDL ajuda a removê-las do corpo.
“A alimentação equilibrada no controle do colesterol é uma das medidas mais efetivas de cuidado preventivo”, afirma Karla Maciel, nutricionista da Jasmine, em comunicado de impresa. Entre os alimentos aliados para o controle do colesterol é colocar no prato de todo dia alimentos como fibras, grãos integrais, sementes como chia e linhaça e gorduras boas, como o ômega 3.
HÁBITOS SAUDÁVEIS
A nutricionista Larissa Gavioli, do Hospital Sírio-Libanês, reforça que adotar hábitos saudáveis é fundamental para prevenir e até reverter quadros de colesterol elevado. Com base em dados alarmantes — como os 400 mil óbitos anuais por doenças cardiovasculares no Brasil — ela recomenda uma rotina com frutas, legumes, cereais integrais, leguminosas e alimentos in natura.
“O aumento do colesterol está ligado ao consumo excessivo de gordura saturada, ultraprocessados e sedentarismo”, explica. Dietas da moda, como a cetogênica e low carb, também podem ser perigosas quando seguidas sem orientação. A chave está no equilíbrio: carnes magras, leite desnatado, leitura de rótulos e redução do consumo de embutidos são atitudes eficazes e bem fáceis de adotar.
ESTILO DE VIDA
Atividades físicas regulares, sono de qualidade, controle do estresse e manutenção do peso adequado compõem o pacote ideal de prevenção. Caminhadas, corridas, natação ou musculação não só ajudam a melhorar o perfil lipídico como também promovem bem-estar geral.
A nutricionista da Jasmine destaca que esses hábitos podem reverter quadros leves a moderados de colesterol alto, dispensando até o uso de medicamentos em muitos casos. A recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia é que todos realizem exames preventivos a partir dos 20 anos de idade, especialmente se houver histórico familiar ou estilo de vida de risco.