No início da semana, o Wamart anunciou acordo pelo qual cederá 80% do capital da operação brasileira para o fundo americano de investimentos Advent International.
A Walmart Inc. vai reter os outros 20% ao final do processo. Ainda sujeita à aprovação dos órgãos reguladores de mercado brasileiros, a transação não teve o valor divulgado.
De acordo com comunicado conjunto das duas companhias, a operação visa fortalecer a posição da rede de hipermercados no país, que com faturamento em torno de R$ 25 bilhões em 2017, 438 lojas ao todo em 18 estados e 55.000 funcionários é o terceiro maior supermercadista no mercado nacional, atrás de Carrefour e do GPA (Grupo Pão de Açúcar).
“Planejamos investir no negócio, para criar uma empresa mais ágil e moderna, para acelerar seu desenvolvimento e melhorar a experiência do cliente”, declarou Patrice Etlin, sócio-gerente da Advent International no Brasil, fundo global de private equity com forte presença local.
Desde 1997, já investiu em 30 empresas brasileiras de diversos setores, como a Dufry, a de alimentos Quero-Quero, a International Meal Company, a Estácio, de Educação, e a Restoque, de moda.
O Walmart está no Brasil há duas décadas, operando com as bandeiras Walmart, Sam’s Club (de atacado) e as compradas no mercado local Big, Bompreço, Mercadorama, Nacional, Toddia e Maxxi Atacado. Com a bandeira Walmart são 53 lojas e 27 unidades de Sam’s Club.