Embora o frango seja uma proteína bastante versátil, o alimento exige atenção especial ao tempo de cozimento correto. Assim como outras aves, o maior desafio é cozinhar o frango por tempo suficiente para eliminar riscos de contaminação por bactérias como a Salmonella, sem ressecar a carne – especialmente o peito, que é mais magro.
Para garantir a suculência e a segurança alimentar, a recomendação aceita internacionalmente está na temperatura interna e na variação do tempo conforme o corte.
1. TEMPERATURA INTERNA DE SEGURANÇA
Segundo órgãos de saúde, o frango está pronto quando atinge 74 °C (ou 165 °F) em sua parte mais espessa.
IMPORTANTE
Confiar apenas na cor da carne ou no aspecto dos sucos não é seguro. A única forma de garantir a eliminação de bactérias é usando um termômetro culinário inserido na parte mais grossa da carne, evitando o osso.
O termômetro culinário não é item dos mais caros. Para uso da cozinha doméstica, não precisa de modelos profissionais de alto custo. Basta um modelo de termômetro do tipo Espeto Digital, encontrado no mercado brasileiro por mesmo de R$100. O emprego dessa ferramente evita desperdício, por cozinhar demais. E assegura a saúde ao eliminar o risco de bactérias na carne de frango.
TEMPO POR TIPO DE CORTE
:: PEITO DE FRANGO (sem osso) – bifes de 1 a 2 cm de espessura
. : Grelha ou Frigideira
.: 5 a 7 minutos por lado
Dica 1: deixe na salmoura por 30 minutos antes de levar para a panela. Isso ajuda a manter a umidade da carne do frango.
Dica 2: para evitar o ressecamento do peito de frango na frigideira ou grelha, retire do fogo quando a carne atingir 72ºC. O calor residual (conhecido como carryover cooking) fará com que a temperatura suba até os 74 °C, garantindo a segurança sem passar do ponto. Deixe a carne descansar por 5 minutos antes de cortar.
:: PEITO DE FRANGO INTEIRO
. : Forno a 190ºC
.: 20 a 30 minutos
Dica: se rechear, aumente o tempo no forno e monitore com o termômetro.
:: COXA E SOBRECOXA
.: Forno a 180ºC
.: 35 a 45 minutos
Dica: por serem carnes escuras, demoram mais. Contudo, têm mais gordura, o que garante a suculência.
:: FRANGO INTEIRO
.: Forno a 180ºC
.: 1h30 a 2h00 (depende do peso da peça)
Dica: regue com o próprio líquido ou manteiga derretida a cada 30 minutos para manter a pele úmida.
:: ESTROGONOFE (cubos ou tiras)
.: Frigideira. Fogo alto.
.: 5 a 8 minutos
Dica: cozinhe em pequenas porções para não baixar demais a temperatura da panela e evitar que o frango “cozinhe” em vez de “fritar”.
Procurando novas ideias de receitas com frango? Use nossa Fábrica de Cardápios e descubra pratos incríveis com os ingredientes que você já tem em casa!