Marcas afirmam que a doçura é a mesma do tradicional refinado, mas, com menos calorias e seguro para diabéticos, só que bem mais caro
Pelo menos duas marcas lançaram recentemente no mercado brasileiro açúcar de maçã. Os produtos são apresentados como substitutos naturais e mais saudáveis do açúcar refinado tradicional.
Conforme as empresas, o produto mantém a mesma doçura do refinado, com a vantagem de ter menos calorias em porções iguais.
Algo como uma colher de sobremesa do produto contém 9 Kcal, enquanto a mesma quantidade de açúcar branco comum tem 20 Kcal.
A diferença está no preço. Por enquanto, o açúcar de maçã é muito mais caro que o tradicional. Os fabricantes justificam a diferença devido à produtividade. Seriam necessários 5 quilos de maçã para obter 1 quilo de acúcar.
A Sanavita e a Pipoca de Colher são as duas marcas que lançaram versões vendidas em latas com concentrado da fruta em pó.
A embalagem de 250 gramas do Sweetapple, da Sanavita, está sendo vendida a R$ 59,90.
A lata de 300 gramas da Pipoca de Colher (vendida sob a marca Adoçã), custa em torno de R$ 48.
De acordo com a Sanavita, assim como o açúcar tradicional, o concentrado de maçã mantém a capacidade de caramelizar, funcionando como ingrediente substituto em diferentes receitas.
A Pipoca de Colher afirma que o consumo de seu açúcar de maçã é seguro também para diabéticos.
Na indústria de alimentos, a maçã já é bastante empregada para adoçar geleias e sucos no lugar de açúcar comum.