Pão de queijo artesanal ganha destaque no Brasil

Mesmo entre produções industriais, como da rede supermercados St Marché quanto de empresa como a Cymco Alimentos, o esforço é direcionado é reproduzir em escala o sabor do pão de queijo artesanal mineiro. A fórmula de cuidados passa pela escolha de bons ingredientes e adoção de processos de preparo capazes de reforçar a paixão nacional pela receita, celebrada em 17 de agosto no Dia do Pão de Queijo.

Na Cymco Alimentos, o desafio é manter o sabor de “feito em casa” mesmo em produção de larga escala. Conforme a empresa, a linha de produção utiliza ingredientes naturais — como queijo de verdade, polvilho azedo e fécula de mandioca — e técnicas como o escaldo da massa, que preservam a maciez e a leveza que tem um bom pão de queijo artesanal.

Em 2024, a Cymco Alimentos ultrapassou R$70 milhões em faturamento e inaugurou uma nova planta industrial com capacidade para 950 toneladas mensais. A meta para 2025 é ampliar a presença no varejo, alcançando 600 pontos de venda. Além de pães de queijo, a empresa produz chipa e dadinos de tapioca com queijo coalho.