Bacalhau faz parte de dois dos pratos que ficaram entre os três primeiros colocados da seleção nacional.
O petisco de ‘Bacalhau da Dona Arminda’ garantiu na última terça-feira, 11 de julho, ao paulistano Bar do Jão o título de campeão nacional do tradicional concurso Comida di Buteco. O prato vencedor de 2017, do boteco comandado por Alexandre Alves Nunes, leva lombo de bacalhau desfiado com quinoa, linhaça, cebola roxa, tomate e azeitona preta, tudo servido em rodelas de pães regadas com azeite de ervas e temperos.
O segundo lugar ficou com o prato ‘Saudosa Maloca’, composto por bolinhos de milho com queijo recheados com carne seca ao molho de azeitonas, feito pelo carioca Bar do David. E a terceira colocação ficou com ‘Navegar é Preciso’, um prato de bacalhau às natas com lula defumada, gratinado com torradinhas e parmesão feito no Bar Chopp Tuim, de Porto Alegre.
As avaliações foram realizadas entre 14 de abril e 14 de maio em 520 botecos de várias partes do país. O tema deste ano para criação dos petiscos foi Cereais. Na primeira etapa foram eleitos os melhores de cada cidade e posteriormente um novo comitê escolheu o vencedor nacional entre as 20 cidades participantes.
Foi a 18ª edição do concurso criado em 2000, em Belo Horizonte (MG), o estabelecimento não paga nada para participar do concurso, que conta com vários patrocinadores.
SERVIÇO
.: Bar do Jão
Rua Antônio Lôbo, 33 – Penha de França – São Paulo/SP | Telefone: (11) 2941-8373
.: Bar do David
Ladeira Ari Barroso, 66 lj 3, Chapéu Mangueira – Leme/RJ | Telefone: (21) 2542-4713
.: Bar Chopp Tuim
Rua General Câmara, 333, Centro Histórico – Porto Alegre/RS | Telefone: (51) 3085-8851
GALERIA DE FOTOS(Divulgação/Fernando Salles)