Empresas ampliam linhas de produtos saudáveis
Cookies, snacks, barrinhas e tapioca ganham novas versões, como mostraram os lançamentos na Apas Show. […]
Empresa paulista investe em produtos saudáveis, com mais fruta, sem açúcar, corantes ou conservantes.
A Superbom lançou três sabores de sucos integrais e está substituindo a antiga linha de geléias contendo 50% fruta na composição por uma versão 100% fruta, reforçando a estratégia de investir em produtos saudáveis. Os lançamentos não contêm açúcar, conservantes, corantes ou aromatizantes. Os novos sucos são apresentados em garrafa de vidro de um litro nos sabores maçã, uva branco e antiox, que mistura cranberry, blueberry, cenoura, romã e maçã. As geléias são embaladas em pote de vidro de 300 gramas nos sabores morango com chia, frutas vermelhas com chia, uva, goiaba, damasco e amora.
Desde o surgimento, em 1925, a Superbom adota a filosofia de alimentação saudável, uma preocupação religiosa com o negócio criado e mantido pela Igreja Adventista. Nos últimos seis anos, depois de uma série de estudos, a empresa ampliou o mix de produtos de seis para 13 categorias, informa o gerente de marketing, David Oliveira. Segundo ele, houve ainda importante investimento na estrutura de pesquisa e desenvolvimento com a ampliação do laboratório e da equipe, que busca formular alimentos para atender também a necessidades específicas, por exemplo, de intolerantes a lactose ou aos produtos que contenham glúten, vegetarianos, veganos.
Entre as novas categorias estão cookies que não contêm ovo, leite, glúten e açúcar; queijos em barra feitos de amido de batata, snacks saudáveis. Para este ano, estão previstos 18 lançamentos no total, nove deles apresentados na Apas Show, maior feira do setor supermercadista do país.
Além dos desenvolvimentos locais, também são feitas periodicamente reuniões com as fábricas da Igreja Adventista de outros países que possibilitam incrementar as linhas de produtos. No ano passado, o Brasil importou leite vegetal da Espanha, a linha Granovita, que vem apresentando bons resultados de venda, informa Oliveira. Da Argentina estão chegando algumas bolachas, da linha Granix. O gerente diz que os produtos estão sendo avaliados para uma possível produção local.
O Brasil por sua vez exporta melado de cana para a Alemanha, e está se adequando à legislação local para mandar os queijos em barra para a Austrália.
A expectativa é de que os lançamentos ajudem a ampliar em 12% as vendas neste ano. Mas a empresa trabalha também para aumentar a proximidade com o consumidor e facilitar a compra. Está lançando um aplicativo para tablet e celular que traz orientações sobre saúde e receitas de pratos vegetarianos e veganos, com dicas nutricionais e que conta com um geolocalizador, para indicar os pontos de venda mais próximos do cliente.
Ao ver a receita o consumidor poderá saber onde encontrar os itens em lojas físicas, 25 mil pontos, ou o endereço dos sites para compra por e-commerce, assim como consultar os preços praticados, informa Oliveira.
Preços sugeridos ao varejo