Apas Show terá maratona tecnológica
Evento que está marcado para 7 a 10 de maio contará com 700 expositores nacionais e internacionais que mostram novidades que vão chegar aos supermercados […]
Pesquisa da Abras mostra que na Páscoa foco dos supermercados serão produtos de preços mais acessíveis
Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostra que os varejistas estão apostando nos produtos de menor valor agregado para esta Páscoa. As encomendas de ovos de Páscoa caíram 9,8%, a queda só foi menor para as versões de 150 gramas, com redução de 5,9% nas encomendas.
Cresceram as compras de caixas de bombom (4%) e chocolates em geral, como barras e tabletes (4%)ou bombom bola (2,1%).
Para os demais produtos tradicionalmente consumidos na Páscoa, as encomendas foram maiores para cerveja (4,5%), azeite (3,4%), refrigerantes (1,8%), peixes em geral (1%) e vinhos nacionais (0,6%). Outros tiveram queda como colomba pascal (-5,2%), vinho importado (-0,3%) e bacalhau (-0,2%).
Para o consumidor, é bom ficar de olho nas etiquetas, ao trocar o ovo por bombons. Os preços do chocolate aumentaram entre 2% e 4,4% na comparação com a Páscoa do ano passado. A maior alta foi no preço da caixa de bombom de 400 gramas que subiu 4,4%. O preço dos chocolates em geral como barras e tabletes subiu 4,1%. Ovos de Páscoa ficaram na média 3,4% mais caros.
O bacalhau, de acordo com a Abras, foi o item que teve menor variação, alta de 1,5%, colomba pascal (2,5%), peixes em geral (2,6%), refrigerante (3,1%), vinho importado (3,2%), azeite (3,2%), vinho nacional (3,3%) e cerveja (3,7%).
Quase metade dos supermercadistas consultados, 48,5% deles prevêem vendas no mesmo patamar do ano passado, 39,4% projetam queda nas vendas deste ano e 12,1% confiam em crescimento.