Refrigerante Xereta lança mais um sabor
A linha que já conta com oito opções foi ampliada com o sabor framboesa, comercializado em garrafas de 2 litros […]
Pastilhas, balas de goma, balas de gelatina e refresco são alguns dos produtos enviados para mais de 50 países
A fabricante gaúcha de guloseimas Docile Alimentos está avançando no mercado internacional. No ano passado, elevou em 40% as vendas feitas fora do Brasil, e as projeções para 2018 são para um novo aumento, de 35%. Nessa tarefa deve contar com o aval de uma nova certificação de segurança alimentar, a FSSC 22000. Criada em 1991, os primeiros embarques da Docile para além das fronteiras ocorreram em 1998, para a Venezuela. Hoje coloca os produtos em cerca de 50 países.
A nova certificação mira principalmente os mercados mais maduros como Estados Unidos e Europa, informa o gerente de exportação da empresa, Cristian Ahlert. “A certificação é uma necessidade, pois confirma que estamos seguindo padrões internacionais de qualidade e isso abre as portas para novas negociações”, diz o executivo, acrescentando que esse tipo de acreditação está virando requisito para acesso em alguns países como o Equador, em cujo mercado só entrou após ter a certificação confirmada.
“Na América do Sul apenas 5% das empresas contam com a FSSC 22000, ou seja, o selo nos coloca em um grupo seleto de companhias que têm esse compromisso com qualidade, melhoria de processos e segurança. É com certeza um diferencial”, afirma Ahlert.
Atualmente, os mercados mais importantes da empresa fora do Brasil estão na América do Sul, como Uruguai, Paraguai, Argentina e Peru, mas a Europa e a comunidade árabe também têm participação expressiva. Esses mercados respondem por 65% de tudo que é exportado. E as vendas para o exterior são responsáveis por 20% de tudo que é produzido nas fábricas da empresa.
Entre os produtos mais exportados estão pastilhas, balas de goma, balas de gelatina, marshmallows, chicles e refresco em pó.
A principal estratégia para abrir portas no mercado externo foi a participação em feiras internacionais. Só no ano passado, a Docile marcou presença em oito desses eventos. Este ano, pela primeira vez, participou com estande próprio da ISM, uma das mais importantes feiras do setor, realizada em janeiro, na Alemanha.
A Docile mantém duas fábricas. A sede fica em Lajeado (RS) e teve sua capacidade de distribuição e estoque ampliada em 40%, conta agora com 134 mil metros quadrados. A outra unidade fica em Vitória de Santo Antão (PE). As opções de produtos também foram ampliadas principalmente com marshmallows e balas de gelatina.
São produzidos cerca de 2,2 milhões de quilos de guloseimas todo mês, distribuídos dentro de um portfólio de 200 produtos em seis categorias: balas de goma, pastilhas, chicles, balas de gelatina, marshmallows e refrescos em pó.
Entre os novos itens do portfólio estão doces como o Gelatines Dentes de Vampiros Cítricos, sabor framboesa; o Gelatines Tênis Cítricos, nos sabores limão, framboesa, abacaxi e morango, sendo que as balas vêm com cobertura azedinha e formato de tênis; o Pezinho & Pezão Cítricos, com cobertura azedinha em versão banana, tutti-frutti, morango e tangerina; o Pedaços de Melancia Cítricos que são balas em formato de minifatias de melancia com sabor da fruta e um toque cítrico; e o Gelatines Anéis Cítricos Sortidos, com pêssego, morango e maçã verde. Todos esses produtos têm preço sugerido no varejo de R$ 2,99 para embalagens com 80 gramas.
Há Dociles também incluiu novidades na linha Festas, com o Gelatines Framboesa Azul (balas sabor framboesa e cobertura de miçangas azuis) e o Gelatines Festa/Framboesa Rosa (balas com sabor tutti-frutti e cobertura de miçangas rosas). Para as duas opções, o preço sugerido é de R$ 5,99, para o pacote com 250g.
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