Operação da Starbucks no Brasil tem novo comando
Fundo SouthRock vai ampliar a rede, com região sul e Brasília com alguns dos mercados de interesse […]
O MeuCardápio lista os 10 espressos mais comuns consumidos pelos brasileiros.
O Brasil é o maior produtor mundial de café. E somos o segundo país que mais consome café, atrás apenas dos Estados Unidos. Mesmo em 2020 com a pandemia de covid-19 que inibiu nosso hábito de tomar um cafezinho fora de casa, o país produziu 6% a mais que em 2019 e o consumo variou 0,6%. A vacinação tem colocado mais gente na rua. E, por isso, o MeuCardápio lista os 10 tipos de café no Brasil mais consumidos antes da pandemia.
Tem a média, o pingado, o carioca, o capuccino, os mais comuns. A abertura de redes especialistas no país incluiu no cardápio variações de tipos de café no Brasil, como moccha e machiatto.
Saiba o que diferencia cada um. E para quando as viagens internacionais retomarem, provavelmente, mais fortemente em 2022, o MC inclui ao lado de cada tipo de café o nome em inglês para não passar apuro na hora de fazer o pedido.
Em casa, o coado disputa espaço com as cápsulas. E fora de casa, as combinações se multiplicam, tendo o espresso por base ou o café coado.
Pingado : não há correspondência fora do Brasil. É o café coado com um pingo de leite, em geral, acompanhado de um pãozinho francês com manteiga e esquentado na chapa.
Média : não há correspondência fora do Brasil. Servido na xícara ou no copo, com metade de café coado e a outra metade completada com leite quente.
Conforme os especialistas, o espresso tradicional seria servido em dose de 30ml, medida que fora do país equivaleria a 1oz (uma onça).
Curto | Ristreto : o espresso na dose de 20ml, concentrado, com mais café que água.
Carioca | Americano : expresso com proporção maior de água que café, enchendo a xícara.
Longo | Doppio : duas doses de expresso, algo em torno de 50ml (2oz), teria que ser servido em xícara grande.
Red Eye : sem correspondência no Brasil. Um expresso servido com uma dose de café coado.
Latte | Cafe au Lait: espresso misturado a um pouco de leite fervido.
Média | Cortado | Flat White : metade espresso, metade leite fervido.
Capuccino : o original leva espresso com leite fervido e espuma de leite por cima em três partes iguais. O Brasil modificou a receita, adicionou pó de chocolate ou cacau e chantilly.
Moccha | Mocchacino : espresso com chocolate e leite vaporizado em partes iguais. No Brasil, é finalizado com chantilly.
Longo | Lungo : 110 ml de expresso. Servido em xícara ou copo grande.