Ital promove encontro sobre frutas e hortaliças
Tendências de consumo, inovação e tecnologia são alguns dos temas desse primeiro evento. […]
Batizado de Natchup, o produto desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do Ceará foi feito para servir de alternativa ao molho tradicional à base de tomate
Três estudantes da faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal do Ceará, desenvolveram uma alternativa comercial e bem brasileira, o ketchup de acerola. A base é um molho de gosto adocicado feito de tomates, vinagre e especiarias.
Batizado de Natchup, o produto será fabricado pela Frutã, empresa especializada em polpas de frutas pasteurizadas, que com esse projeto começou a diversificar a área de atuação.
Lançado em novembro, o Natchup está sendo vendido pela empresa pela web por R$ 14,50 o pote de 350 gramas.
A entrada no varejo físico está prevista para o ano que vem, com chegada a supermercados de São Paulo em abril. A Frutã tem licença de produção garantida em contrato com prazo de cinco anos.
É a primeira vez que a universidade cearense faz esse tipo de parceria com a iniciativa privada. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes, já formados, Bárbara Denise, Caroline Filizola e Thiago Tajra. Eles criaram um molho com características semelhantes ao ketchup, mais saudável, usando acerola no lugar de tomates.
Segundo a universidade, também foram usados abóbora, para dar consistência, e beterraba como aproximar da cor do molho tradicional.
Além da novidade, o Natchup chega ao mercado reconhecido. O produto recebeu o selo Innovation, concedido pela organização do Sial (São Internacional de Alimentação), a maior feira de negócios no setor do mundo, realizado em Paris em outubro.
Pelo acordo acertado com a Frutã, parte dos recursos arrecadados com a venda do Natchup será revertida para a universidade e outra será enviada para quatro projetos sociais do estado: Projeto Resgate, Lar Torres de Melo, Associação Peter Pan e Lar Tin Tin.