Crianças obesas: mal da vida moderna.

Pesquisa da Nestlé revela que quase metade das crianças em São Paulo está acima do peso.

Hábitos alimentares ruins e falta de atividade física regular tem deixado as crianças com problemas de saúde típicos de adultos mais velhos. Obesidade e sobrepeso estão entre eles, é o que demonstram os resultados de pesquisa realizada pela Nestlé.

O estudo acompanhou o estilo de vida de cerca de mil crianças que vivem na Grande São Paulo, com idade entre 0 a 12 anos, de todas as classes sociais. Dos que têm menos de cinco anos de idade, 13% pesam mais do que deveriam e 33% podem ser considerados obesos.

Crianças entre cinco e 12 anos a proporção é semelhante, com 21% estando com sobrepeso e 21% sendo obesos. A pesquisa foi realizada entre setembro de 2014 e março de 2015.

Outras constatações do estudo sugerem alto consumo de sódio, especialmente depois dos seis meses de idade, alto consumo de gordura e baixa ingestão de micronutrientes como cálcio, vitaminas A, C, D, E, além de ferro.

A pesquisa indica, ainda, que metade das crianças com menos de cinco anos não praticavam atividade física, como andar de bicicleta, brincar no parquinho ou correr, sendo consideradas sedentárias.