JBS amplia negócios nos Estados Unidos

Empresa comprou a Plumrose, de suínos, por US$ 230 milhões, transação que inclui cinco fábricas e dois centros de distribuição naquele país.

A JBS, dona de marcas como Friboi, Massa Leve, Seara e Doriana, fechou acordo para compra da Plumrose, dos Estados Unidos, por US$ 230 milhões. A Plumrose opera no segmento de produtos preparados e de alto valor agregado, incluindo bacon, presunto, carnes fatiadas e cortes suínos.

A negociação inclui cinco fábricas localizadas nos estados de Indiana, Iowa (duas), Mississippi e Vermont; e dois centros de distribuição localizados em Indiana e Mississippi. A Plumrose foi criada em 1932 para a venda de presunto fatiado.

De acordo com a JBS, a receita líquida anual da empresa norte-americana é de aproximadamente US$ 500 milhões. Em comunicado ao mercado, a empresa brasileira ressalta que a aquisição da Plumrose faz parte da estratégia de expandir o portfólio de produtos preparados, de alto valor agregado e com marca, e fortalece a base de clientes e distribuição geográfica da JBS nos Estados Unidos.

AQUISIÇÕES

Pautada por essa estratégia, a JBS tem feito uma série de aquisições. Entre as quais, nos últimos três anos, adquiriu em julho de 2015 as operações de suíno da Cargill nos Estados Unidos, por US$ 1,45 bilhão.

A aquisição incluiu duas fábricas de processamento de carne, cinco fábricas de ração e quatro granjas de suínos.

Em junho daquele mesmo ano, fechou com a Marfrig a compra da irlandesa Moy Park, uma das maiores produtoras de frango da Europa, por US$ 1,5 bilhão, incluindo dívidas.

Em setembro de 2015, na conclusão do negócio, a JBS informou que a Moy Park atende as principais redes varejistas e de food service no Reino Unido e na Europa Continental, somando receita de R$ 5,5 bilhões em 2014, 51% com produtos processados.

Em 2014, adquiriu o Grupo Primo SmallGoods por US$ 1,25 bilhão, segundo a JBS, líder em produtos processados como presunto, salsicha e bacon, na Austrália e na Nova Zelândia.