Brasil fica em 20º no ranking de sustentabilidade alimentar

Índice da revista The Economist avalia a agricultura, a nutrição e as perdas de alimentos de 25 países.

A divisão de inteligência da Revista The Economist e o Centro de Alimentação e Nutrição da Barilla criaram um índice que mede a sustentabilidade nos sistemas alimentares de 25 países. Inédito, o Índice de Sustentabilidade Alimentar (FSI, em inglês) avalia 58 indicadores divididos em três temas: sustentabilidade da agricultura; desafios nutricionais; perdas e desperdício de alimentos.

O Brasil ficou em 20º lugar na análise geral. Nas primeiras colocações ficaram França, Japão, Canadá Alemanha e Reino Unido.

Pesou na má colocação brasileira, a questão das perdas e desperdícios de alimentos, pela qual o Brasil ficou entre os piores do ranking, na 22ª posição. Nesse quesito são avaliadas, por exemplo, as perdas na distribuição de alimentos e as soluções para evitar essas perdas. O melhor resultado foi obtido pelo país no tema agricultura sustentável, no qual o Brasil ficou na 12ª colocação.

Nesse caso são avaliados itens como impacto ambiental da agricultura na água e na terra, as políticas de bem estar dos animais, os subsídios agrícolas, entre outros pontos. Dois itens se destacaram nesse tema, a importante biodiversidade brasileira e a pouca diversificação na agricultura.

O Brasil também obteve nota máxima no item mitigação das mudanças climáticas. Quanto aos desafios nutricionais, o Brasil ficou na 17ª posição. Foram avaliados pontos como qualidade e expectativa de vida, e dieta. A utilização de açúcar na dieta foi um dos piores resultados do Brasil nesse item.

Confira o ranking completo abaixo: