App ajuda a identificar promoções

Voltado originalmente ao varejo holandês, aplicativo informa pelo celular produtos com descontos.

Cento e oitenta e oito supermercados holandeses e 35 mil usuários já adotaram o aplicativo para celular NoFoodWasted, a fim de reduzir perdas e garantir compras com melhores preços.

Lançado em setembro de 2014 pelo holandês August de Vocht, o NoFoodWasted permite que o consumidor receba informações sobre produtos que estão próximos da data do vencimento e por isso são vendidos com desconto.

O consumidor cadastrado insere o nome do supermercado e pode ver todas as promoções oferecidas pelas lojas. Ou pode ainda inserir sua lista de compras e ser avisado quando algum dos itens da lista está em oferta em um dos supermercados de sua região.

Os desenvolvedores estimam que o app reduza entre 18% e 25% o desperdício de alimentos nos supermercados.

Graças a um dispositivo que emite sinais usando a tecnologia Bluetooth o app também envia uma mensagem automática para o telefone do consumidor informando sobre produtos enlatados e itens embalados que estejam perto da data de vencimento, e muitas vezes em promoção.

De acordo com os desenvolvedores, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são descartadas anualmente em todo o mundo. Os planos agora são para levar o aplicativo para outros países da Europa como Alemanha, Bélgica e Reino Unido.

No Brasil, o Ndays tem proposta semelhante, só que nesse caso a interação é feita a partir do site, não funcionando como app de celular.