Refrigerante aberto e com gás preservado

Saiba qual o melhor jeito para preservar o sabor da bebida em geladeira por mais tempo

Refrigerante aberto e com gá preservado

Quando se pega aquela garrafa de refrigerante já aberta na geladeira, e muitas vezes a bebida está choca, sem gás. Dá para evitar a decepção e a falta de gosto.

A saída é fácil. Sempre guardar as garrafas de refrigerante já abertas na geladeira com um truque simples: guardar deitada ou até de ponta cabeça (com a tampa para baixo). Com a tampa bem fechada, claro, se não quiser perder tempo limpando o interior da geladeira de refrigerante que vazou.

Por que? O gás do refrigerante é o dióxido de carbono (CO2) ou gás carbônico. Como qualquer livro ou site de Química mostra, o gás carbônico tende a ficar no refrigerante quanto mais baixa for a temperatura.

Além disso, ao guardar a garrafa deitada ou invertida, o espaço de ar sobre o líquido não fica em contato com a tampa (que é o ponto menos hermético da garrafa): assim, é possível criar uma atmosfera mais saturada de gás carbônico dentro da embalagem, minimizando a perda do gás.

DICA MC

Se quiser um refrigerante com o máximo de gás, procure comprar aquele mais novo no mercado. Ou seja, com a data de validade o mais longe possível. Isso porque o gás se perde pela embalagem durante a estocagem no ponto de venda.