Como combinar espumante com trufas recheadas

Enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi dá sugestões para conseguir a melhor harmonização, que serve inclusive para presentear

Espumante e chocolate é um clássico das delícias gastronômicas. Mas, nem sempre é fácil combinar os sabores. O enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari, dá sugestões de combinações que funcionam bem, até como dica de presente. Ele escolheu três espumantes da linha de produtos da cooperativa com trufas de diferentes sabores.

ESPUMANTE CHARDONNAY E TRUFA DE MARACUJÁ

A combinação ressalta os sabores cítricos e a acidez bebida da marca, que tem notas de maracujá entre os aromas que mais se destacam. A doçura da trufa deixa uma sensação muito agradável ao paladar, assegura o enólogo.

PROSECCO E TRUFA DE LARANJA

“O resultado da combinação entre chocolate saborizado de laranja e espumante Garibaldi Prosecco (o segundo mais premiado da vinícola) é uma experiência refrescante e com toques agridoces”, descreve Morari. Segundo ele, a harmonização remete ao Spritz, drinque famoso da região do Vêneto, na Itália, que mistura prosecco, laranja e Aperol.


Talvez você também goste de ler

ESPUMANTE MOSCATEL E TRUFA DE CHAMPANHE

Combinação indicada para paladares que valorizam sabores adocicados. “A trufa com chocolates branco e preto e um toque de espumante intensifica o sabor do Garibaldi Moscatel – eleito o Melhor Espumante do Cone Sul em 2018”, destaca o enólogo.

VISITAS E DEGUSTAÇÃO NA SERRA GAÚCHA

As dicas de Ricardo Morari estão baseadas no passeio Taça & Trufa que desde setembro a Vinícola Garibaldi organiza para turistas que visitam a Serra Gaúcha. A programação inclui a degustação de três espumantes, dois vinhos e cinco sabores de trufas. Custa R$ 35 por pessoa e dura 45 minutos. Embora funcione todos os dias, para fazer o passeio é preciso agendar a visita.

Além desse novo passeio, a vinícola tem outras atrações na programação Garibaldi Experience.  O Projeto Desperte seus Sentidos é uma degustação às cegas realizada no interior de uma pipa de 100 mil litros que pertence à cave Acordes. Envolve provar dois tipos de vinho e dois de espumante. Cada sessão dura 50 minutos e o preço é sob consulta. Outras atrações contam com a Degustação de Produtos Premiados, que ocorre no wine bar localizado no complexo enoturístico da empresa. A outra é Uma História para degustar, visita guiada e gratuita que conduz os turistas por pipas e tanques.

A cooperativa foi criada em 1931. Atualmente, reúne 400 famílias associadas, que vivem em 15 municípios da Serra Gaúcha. O portfólio conta com 70 produtos distribuídos em 12 marcas, entre vinhos tintos e brancos, espumantes de diversas variedades, linhas de exportação, frisantes, filtrados, sucos de uva e opções orgânicas.

GALERIA DE FOTOS 

Imagem1
Imagem2
Imagem3
Imagem4
Imagem5
Imagem6
previous arrow
next arrow