Franquias investem em tecnologia digital

Com consumidores cada vez mais conectados, as redes de alimentação adaptam as estruturas para incluir menu eletrônico, totens de atendimento e novos canais de relacionamento

Diante do consumo retraído e do avanço do mundo conectado, as redes de food service brasileiras devem ampliar os investimentos em tecnologia ‘à frente do balcão’. Segundo a 12ª Pesquisa Setorial ABF Food Service, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), quase metade (48,5%) das empresas do setor pretendem investir em menu eletrônico, com o uso de tablets, até o final do ano, no lugar do tradicional.

É o dobro das empresas que tinham planos nesse sentido no ano passado (24%). Só entre os restaurantes de serviço completo 45% querem adotar os menus eletrônicos em 2018, contra 19% que mencionaram essa linha de investimentos no ano passado, apurou o levantamento.

Instalar quiosques e terminais para atendimento eletrônico dos pedidos estava nos planos de apenas 14% das empresas do setor no ano passado. Na pesquisa de 2018, 42,4% das franquias afirmaram que pretendem investir nessa direção até o final do ano.

A percepção das empresas sobre a necessidade de adotar tecnologias mais avançadas para a frente do balcão mudou completamente de um ano para outro.

Na edição de 2017, apenas 14% das empresas consultadas tinham intenção de empregar recursos digitais no atendimento. Para 2018, 70% confirmaram planos nesse sentido, contra 30% que não fazer nada do tipo.

Encomendado pela ABF à ECD Food Service, consultoria especializada no setor, a pesquisa mostrou ainda que as franquias tendem a adequar os menus aos anseios do consumidor por comidas saudáveis, além de procurar atender vegetarianos e veganos (38,9% delas). Outros 45,8% das empresas estão atentos à customização do menu pelo cliente.

E todas afirmam que vão investir em mídias sociais em 2018.

Para essa edição da Pesquisa Setorial ABF Food Service foram consultadas 74 marcas, correspondendo a 46,19% do total de unidades e a 45,07% do faturamento das redes associadas deste segmento em 2017, que somou R$ 34,7 bilhões. Este total equivale a 81% da receita de R$ 42,81 bilhões registrada pelas 742 redes de alimentação atuantes no Brasil no ano passado, de um total de 2.845 redes de franquias, de acordo com a ABF.