Ceasa Campinas terá feira de produtos orgânicos

Será montada todos os sábados no píer do Mercado de Flores da central de abastecimento da cidade do interior paulista a partir do mês que vem

Com o aumento da procura por produtos orgânicos no Brasil, a Ceasa de Campinas abriu espaço para uma feira livre com bancas vendendo alimentos certificados como legumes, frutas e hortaliças, ovos, laticínios, arroz, feijões, tubérculos, geleias, pães e bolos.

A feira será montada aos sábados das 8h00 às 13h00, no píer do Mercado de Flores da central de abastecimento, a partir de 14 de julho. Inicialmente serão dez 10 produtores e comerciantes, associados da ANC (Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região) parceira do entreposto nessa iniciativa.

Da ANC participam empresas de Campinas e de outras 30 cidades da região como Jaguariúna, Mogi Guaçu, Americana, Limeira, Corumbataí, Itatiba, Espírito Santo do Pinhal e Amparo. Segundo a entidade, atualmente há 120 propriedades e famílias certificadas ou em processo de certificação orgânica.

O Ceasa Orgânico, como foi batizada a feira, deverá atrair um novo público para entreposto, além de abrir oportunidade para pequenos e médios produtores, afirmou em comunicado ao mercado Wander Villalba, diretor-presidente da Ceasa Campinas.

“Também é uma oportunidade ao consumidor de produtos convencionais, que já frequenta o nosso Varejão aos sábados, de poder comprar orgânicos”, declara o engenheiro agrônomo da Ceasa Campinas, Ricardo de Oliveira Munhoz, que coordena o projeto de implantação da Ceasa Orgânico.

Fundada em 1991, a ANC organiza três feiras de produtos orgânicos em Campinas às quartas (Centro, no Bosque dos Jequitibás), sextas (Cambuí, Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes) e domingos (Vila Brandina, no Parque Ecológico Emílio José Salim).

Também monta três feiras na cidade de São Paulo: aos sábados no Modelódromo do Parque Ibirapuera; aos domingos no estacionamento do Shopping Villa-Lobos; e aos sábados e domingos no Parque da Água Branca.