Mais brasileiros aderem ao vegetarianismo

Pesquisa do Ibope indica que 14% da população optou por eliminar a carne do cardápio

Pesquisa conduzida pelo Ibope Inteligência no mês passado indica que 14% dos brasileiros são vegetarianos, ou seja, cerca de 30 milhões de pessoas, mais do que a população somada da Austrália e da Nova Zelândia, destaca a consultoria.

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) este percentual representa crescimento de 75% na comparação com 2012, quando correspondia a 8% da população e, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro o percentual é maior, 16%.

A pesquisa identificou ainda o interesse pelos produtos veganos, sem qualquer ingrediente de origem animal.

Do total, 55% dos entrevistados disseram que consumiriam mais produtos veganos se essa classificação estivesse melhor indicada nas embalagens e 60% aumentariam o consumo desses produtos se o preço fosse o mesmo dos itens que costumam comprar. Nas capitais esse percentual sobe para 65%.

O Ibope destaca dois fatores que têm contribuído para o crescimento no número de pessoas que excluem ou diminuem o consumo de alimentos de origem animal: o alerta de organizações como a OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre os riscos do elevado consumo de carne e a crescente preocupação com o impacto negativo dos hábitos de consumo sobre o meio ambiente e as condições impostas aos animais.

A pesquisa encomendada pela SVG entrevistou 2 mil pessoas a partir de 16 anos, em 142 municípios brasileiros.