Gastronomia Periférica inaugura cozinha acadêmica

Empresas de refeições coletivas, LC investe R$ 150 mil em reforma e equipamentos para o projeto que oferece curso gratuito para formar profissionais da área

Gastronomia Periférica inaugura cozinha acadêmica

A empresa de refeições coletivas LC Restaurantes está investindo R$ 150 mil na reforma do espaço onde funciona o Gastronomia Periférica e na aquisição de equipamentos para montagem da primeira cozinha show do projeto, que vai ministrar aulas gratuitas para formar profissionais de cozinha. O curso, coordenado pelo chef Edson Leite, criador do projeto, contempla formação técnica, com aulas de panificação, confeitaria, chocolataria, aproveitamento de alimentos, plantas alimentícias não convencionais (pancs) e aulas de desenvolvimento pessoal, como empreendedorismo, educação financeira e educação social.

De acordo com a diretora comercial da LC, Dâmaris de Luca, parte dos profissionais que serão formados pelo projeto poderá integrar o time da empresa. Além disso, informa, um curso está sendo formatado para ser oferecido aos profissionais que já atuam na LC.

O Gastronomia Periférica tem como foco a população carente da região do Jardim São Luís, distrito da zona sul da capital paulista, onde Leite viveu até buscar oportunidades fora do país, em Portugal, e se envolver cada vez mais com a culinária. Ao voltar ao Brasil decidiu oferecer à comunidade o conhecimento adquirido, ensinando crianças, jovens e adultos a elaborarem pratos, muitos deles com alimentos doados, e ensinando a aproveitar ao máximo os alimentos. Leite trabalhou por três anos na LC. De acordo com Dâmaris, o projeto já tinha a área agora em reforma.

Atualmente, 22 alunos estão selecionados para participar do curso oferecido pela nova escola de gastronomia, mas foram recebidas mais de 200 inscrições de toda São Paulo. Os participantes precisam ter no mínimo 16 anos e embora o foco seja o Jardim São Luiz, há alunos de outros bairros, desde que comprovem as condições de chegarem no horário às aulas que são diárias e no período noturno, explica a coordenadora dos projetos do Gastronomia Periférica, Adélia Rodrigues.

A expectativa é de que o projeto receba apoio para oferecer mais cursos e em outros horários, como manhã e tarde, informa Adélia.

AÇÕES E APP

O trabalho com o restaurante-escola começou há cerca de quatro meses. O Gastronomia Periférica oferece refeições diariamente a cerca de 100 crianças que fazem parte da ONG Orpas (Obras Recreativas Profissionais Artísticas e Sociais).
 

Outra ação do Gastronomia Periférica visando contribuir para o desenvolvimento do bairro foi a criação de um aplicativo de mesmo nome, que mapeia o comércio local de modo a estimular a compra na região. E já está em desenvolvimento uma nova versão do aplicativo na qual o comerciante poderá se cadastrar sozinho, inclusive ambulantes, oferecendo informações sobre produtos, preços, local em que se encontram, etc. Os responsáveis pelo aplicativo fazem posteriormente uma avaliação de cada cadastro incluído, informa Adélia.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

De acordo com Dâmaris, da LC, a crise facilitou um pouco a contratação de profissionais para cozinha industrial, mas não é uma mão de obra fácil de encontrar e avalia que, por isso, muitos profissionais da escola poderão ter empregos na empresa, acredita. A LC está no mercado há 27 anos, a grande maioria dos restaurantes atendidos pela empresa está em São Paulo, mas a LC atua ainda em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás Pernambuco e Distrito Federal.

As indústrias são as principais clientes, entretanto, o portfólio inclui também endereços no varejo, como redes de supermercados. Dâmaris informa que a demanda está aquecida e a empresa atende clientes com a partir de cem funcionários. O tamanho do espaço disponível para montar o restaurante de refeições coletivas não costuma ser um fator limitante, embora os alimentos sejam preparados no local.