Infofeira: couve barata dá um bom mexidão

Toda semana o MeuCardápio acompanha o sobe-e-desce dos preços de frutas, legumes e verduras, na Ceagesp; confira o que vale a pena colocar na sacola e sugestões de como usar

Infofeira: couve barata dá um bom mexidão

Há algumas semanas a couve manteiga vem se mantendo entre os produtos baratos da feira. Em ritmo de Copa do Mundo, que começa no próximo mês, que tal fazer como a torcida que lota o Mineirão e comer um mexidão?

A base desse prato é a couve refogada, arroz e feijão cozidos e temperados, ovos e farinha, tudo junto e misturado.

A carne varia ao gosto de quem vai comer: pode ser carne seca ou linguiça, assim como colocar torresmo é opcional. É possível preparar a receita especificamente para o Mexidão, mas vale (e muito) usar as sobras da semana.

A Embrapa ensina que a couve é muito rica em nutrientes, especialmente cálcio, ferro, vitaminas A, C, K e B5. Também é escassa em calorias. Para escolher, evite os maços que tenham folhas com manchas escuras ou amareladas ou murchas.

Dá para comprar já fatiada. Só que dura menos, sendo recomendado que seja preparada no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte. Congelar também não é uma boa opção, nem crua, nem cozida, porque geralmente fica bem amolecida no processo de descongelamento. A conservação da couve crua é na geladeira.

Tem gente que gosta de salada de couve. Outros usam para fazer os sucos detox. A combinação mais comum é bater no liquidificador as folhas com talo e tudo, junto com limões espremidos e água. Para os dias frios, que este ano custam a chegar ao sul e sudeste, a couve é de ingrediente imprescindível do caldo verde, feito com batata e paio.

A fim de contribuir com o planejamento das compras semanais de frutas, legumes e verduras, a equipe do MeuCardápio acompanha o sobe-e-desce do custo dos produtos in natura comercializados no atacado e que, portanto, vão refletir nos preços praticados em feiras, quitandas, sacolões e supermercados logo em seguida.

Para isso, o portal consulta a pesquisa semanal realizada pela Ceagesp, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a maior do país.

Confira o que está com preços em baixa para a próxima semana, e vale a pena comprar

Veja os produtos que ficaram mais caros. Substituí-los pode representar alguma economia