Estudo encontra microplásticos em água engarrafada

Quase todas as 250 amostras de marcas vendidas em nove países, inclusive o Brasil, mas, o estudo ainda não determinou como e se isso afeta a saúde humana

Estudos supervisionados pela State University of New York constataram a presença de partículas de microplástico na água engarrafada. Um único litro pode conter milhares delas, informou a Orb Media, uma organização jornalística sem fins lucrativos.

De acordo com a entidade, foram feitos testes com o conteúdo de 250 garrafas de água de 11 marcas de várias partes do mundo, inclusive o Brasil, e constatou-se a presença generalizada de resíduos plásticos como polipropileno, nylon e polietileno tereftalato (PET) em 93% dessas amostras. A média foi de 325 partículas por litro.

A Orb Media informou que o estudo foi supervisionado por Sherri Mason, presidente do departamento de Geologia e Ciências Ambientais da State University of New York, em Fredonia, e especialista na área.


Talvez você também goste de ler

A organização também ressaltou que ainda não se sabe qual o impacto da constatação para a saúde humana.

De acordo com a Orb Media, entre as marcas analisadas estão: Aqua (Danone), Aquafina (PepsiCo), Bisleri (Bisleri International), Dasani (Coca-Cola), Epura (PepsiCo), Evian (Danone), Gerolsteiner (Gerolsteiner Brunnen), Minalba (Grupo Edson Queiroz), Nestlé Pure Life (Nestlé), San Pellegrino (Nestlé) e Wahaha (Hangzhou Wahaha Group).

As amostras foram colhidas em 19 pontos de venda de nove países: Brasil, China, Índia, Indonésia, Quênia, Líbano, México, Tailândia e Estados Unidos. A maioria delas engarrafadas em plástico, mas também foram encontrados microplásticos em água engarrafada em vidro.

A Orb Media pesquisa, analisa e publica reportagens em parceria com um grupo de órgãos de imprensa denominado Orb Media Network, com o objetivo de propiciar um diálogo público global que provoque mudanças motivadas pelo cidadão, informa a organização.

Entre outras empresas, fazem parte da Orb Media Network: BBC (British Broadcasting Corporation, do Reino Unido); Cadena SER – PRISA (Espanha); CBC (Canadian Broadcasting Corporation, do Canadá); Dhaka Tribune (Bangladesh); Deutsche Welle (Alemanha); Die Zeit (Alemanha); Folha de São Paulo (Brasil); The Hindu (Índia); SVT (Suécia); Tempo Media Group (Indonésia); e YLE (Finlândia).