Nutella muda rótulo e vende milhões

Campanha da marca italiana gerou rótulos únicos via algoritmo especial e alavancou vendas em 2017.

Em uma campanha de marketing realizada na Itália, a Nutella criou milhões de rótulos únicos com padrões especiais e cores vibrantes. Gerados por um algoritmo de computador, os rótulos da campanha ‘Nutella Única’ foram um sucesso de vendas para a marca do grupo italiano Ferrero, vendendo todos os 7 milhões de unidades da série em menos de um mês.

A campanha da marca italiana foi uma parceria com a empresa de marketing, a também italiana, Ogilvy & Mather. Segundo as companhias, a estratégia foi criar potes de Nutella “tão únicos e expressivos quanto o povo italiano”.

Para isso, foi usado um algoritmo especial de computador que misturou milhares de padrões geométricos a dezenas de cores vibrantes para gerar os 7 milhões de rótulos especiais.

Além dos rótulos exclusivos, a iniciativa contou com ações digitais, entre as quais a divulgação de vídeos de consumidores com suas embalagens únicas. Segundo as empresas, os vídeos publicados tiveram alcance de até 3 milhões de pessoas no Facebook. Também foi criado o vídeo publicitário ‘Come te non c’è nessuno’ (‘Como você não há ninguém’), para o qual usaram uma nova versão da famosa canção de mesmo nome da cantora italiana Rita Pavone.

MAIS MARKETING DE EMBALAGENS
O sucesso da campanha italiana não é o primeiro e nem o último exemplo desse tipo de iniciativa de marketing de embalagens. No ano passado, por exemplo, a Coca-Cola dos Estados Unidos lançou a campanha ‘It’s Mine’ com milhões de rótulos únicos para as embalagens da linha Diet Coke. A campanha americana também contou com iniciativas digitais e até uma parceria com o ‘Fashion Police’, programa do canal de televisão paga ‘E!’.

No entanto, quando consultada pelo portal MeuCardapio, a Ferrero do Brasil (dona da marca Nutella) respondeu que, apesar do sucesso da iniciativa italiana, não há planos para realizar campanhas similares em outros países no momento.