Aparelho ajuda cervejeiros artesanais

Whirlpool lançou equipamento 3 em 1 para facilitar a produção de cervejas em pequena escala.

Aparelho ajuda cervejeiros artesanais

Inicialmente financiado pelo site de crowdfunding Indiegogo e disponível no mercado norte-americano, o Vessi é um equipamento capaz de controlar a fermentação, carbonatar e engarrafar, tudo em um pacote único e compacto que simplifica a produção de cervejas artesanais. À venda por US$ 2,1 mil (cerca de R$ 6,7 mil), tem prazo de uma a três semanas para entrega. Por enquanto, a Whirlpool não vende o fermentador fora dos Estados Unidos, mas planeja expansões para o mercado externo no futuro, inclusive no Brasil, informou a empresa matriz ao portal MeuCardápio.

Desenvolvido pela líder mundial em eletrodomésticos, a americana Whirlpool, esse aparelho foi criado para minimizar o esforço e as possíveis deteriorações e contaminações da cerveja durante o processo de produção após a mosturação. Isso porque, segundo a empresa, o tanque selado do Vessi controla a fermentação, carbonatação, clarificação e distribuição/engarrafamento em um só equipamento.

Assim, elimina a necessidade de se transferir a bebida de um recipiente para outro e reduz a complexidade da clarificação e carbonatação da cerveja. Com isso, minimiza esforços, uso de espaço e exposição da bebida ao ambiente externo.

Além disso, o fabricante afirma que, graças ao controle de temperatura via elementos aquecedores e de resfriamento, é possível otimizar a fermentação, potencialmente reduzindo o tempo de processo e ainda garantindo qualidade de forma mais consistente na produção.

COMO FUNCIONA

Com o tamanho de uma máquina de lavar roupas (60cm x 60cm x 90cm), o Vessi requer apenas uma tomada de 110V para funcionar. Basta preparar o mosto e colocá-lo junto com as leveduras desejadas no tanque e fechar a tampa hermética.

O equipamento pode, então, ser ligado e regulado para manter a temperatura necessária de fermentação. Graças ao controle da temperatura (com margem de +/- 2°F ou 1,1°C), a empresa garante que o cervejeiro pode simplesmente relaxar e deixar o fermentador fazer todo o trabalho.

Por dispor de um selo hermético e sistema de refrigeração, o tanque prende todo o gás carbônico da fermentação e satura a bebida de gás, realizando a carbonatação. Além disso, a clarificação é facilitada pelo desenho cônico do tanque e pelo sistema especial de remoção d resíduos localizados no fundo do recipiente.

Esse sistema permite a retirada da borra sem despressurização nem perdas significativas de produto. Em seguida é só servir ou engarrafar usando os acessórios disponíveis.