Melhor lugar para guardar os ovos

Refrigerado o produto dura mais tempo em boas condições; mas não é lei.

Ovos podem ser guardados na porta da geladeira, nas prateleiras do meio no fundo da geladeira onde fica mais frio, ou serem mantidos em temperatura ambiente, fora do refrigerador. Tempo de armazenamento é o fator que determina o melhor local. No supermercado, por exemplo, quase nunca as embalagens de ovos ficam nas áreas refrigeradas.

FORA DA GELADEIRA

Se for consumir os ovos dentro de uma semana, e se estiverem dentro da data de validade definida pelo fornecedor, pode até deixar fora da geladeira. Não é prática muito recomendável no Brasil, especialmente no verão, quando as temperaturas sobem bem e os dias ficam muito quentes.

NA PORTA

Não sabendo em quanto tempo vai usar, deixe na geladeira. Na porta, como abre e fecha muitas vezes, e se o ovo ficar muito tempo, pode estragar pela oscilação de temperatura.

NA PRATELEIRA DENTRO DA GELADEIRA

Querendo que os ovos durem um pouco mais, matenha na embalagem e coloque na prateleira do meio, onde a temperatura é mais baixa e mais estável que na porta, recomendam os engenheiros de alimentos.

QUAL O RISCO DO ARMAZENAMENTO ERRADO?

Proliferar a bactéria salmonela, que causa intoxicação alimentar forte. Ela perfura a casca e vai para dentro do ovo. É um risco porque não é possível detectar a contaminação. Ovos infectados não mudam de cor, de cheiro ou consistência.

LAVAR OU NÃO LAVAR

Melhor não, dizem os especialistas. Geralmente, as granjas passam um óleo especial (mineral ou vegetal) na casca do ovo para fechar os poros da casca. Ao lavar ou esfregar, o peso da água ou o atrito tiram essa proteção empurrando eventual sujeira da superfície para dentro do ovo. Pesquisadores da Embrapa têm estudo sobre o assunto, por exemplo: Preservação de ovos de galinha por tratamento superficial da casca.

TESTE DA ÁGUA

Aquele que coloca água no copo e o ovo dentro. Se flutuar, não precisa nem abrir, vai para o lixo. O gás da deterioração interna faz o ovo boiar.